Menu
ASSINE
top10
Setecidades
Economia
Política
Esportes
Nacional
Cultura&Lazer
Colunas
Internacional
Diarinho
Automóveis
Horóscopo
Memória
Editorial
Diário Virtual
Clube do Assinante
DGABC TV
Séries
Entrevista da Semana
Fale Conosco
Política de Privacidade
Trabalhe Conosco
Assine
Classificados
Newsletter
Acesse sua conta
ou cadastre-se
Terça-Feira, 29 de Abril de 2025
ASSINE
Entrar
top10
setecidades
economia
política
esportes
nacional
cultura&lazer
diarinho
colunas
horóscopo
Santo André 20° C
Santo André 20° C
São Caetano 20° C
Mauá 20° C
Diadema 21° C
Rio Grande da Serra 18° C
São Bernardo 21° C
Ribeirão Pires 20° C
Minuto a Minuto
04/06/2024 • 08:56
• Procon Santo André orienta consumidores para compras do Dia dos Namorados
Com a chegada do Dia dos Namorados, na quarta-feira (12), a movimentação no comércio com diversas ofertas de produtos e serviços para celebrar a data aumentam. Para auxiliar os consumidores, o Procon Santo André traz dicas e cuidados importantes que devem ser tomados na hora da compra. “Antes de adquirir um produto ou um serviço em promoção reflita se as vantagens oferecidas atendem as necessidades de quem compra e de quem será presenteado no que [Leia mais]
15/08/2023 • 14:48
• Plantão de atendimento para negociação de dívidas em Ribeirão Pires acontece neste sábado
Sem agendamento prévio, aPrefeitura de Ribeirão promoverá neste sábado (19), das 8h às 17h, plantão especial de atendimento do Refis 2023 – programa de negociação de débitos com o município. Além do atendimento no Teatro Municipal Euclides Menato - situado no Complexo Ayrton Senna (Avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Centro), o evento também receberá a partir das 9h, cursos e oficinas de qualificação gratuitos pelo Empreenda Tur. Até 30 de [Leia mais]
09/08/2023 • 14:24
• Procon Santo André orienta consumidores para compras do Dia dos Pais
A movimentação econômica e comercial da região para o próximo Dia dos Pais (13) já é esperada. De acordo com o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Santo André, há cuidados especiais a adotar a fim de evitar problemas na hora de presentear neste final de semana. “A primeira dica é pesquisar, já que os preços costumam variar de loja para loja. Se possível, visite mais de um estabelecimento ou site e compare os valores. Caso sua [Leia mais]
22/07/2020 • 20:59
• Sobre a tarifa social de energia elétrica
Já faz quase dez anos que o governo federal oferece aos consumidores residenciais de energia elétrica de baixa renda um benefício chamado tarifa social. Por meio dele é possível obter descontos na conta de luz que vão de 10% a 100%, sendo que, quanto menor o gasto de energia, maior o desconto. Para isso, é necessário ter um consumo de até 220 kWh/mês (quilowatts-hora por mês) e se encaixar em uma das situações abaixo. Para ter ideia de quanto você [Leia mais]
30/03/2020 • 18:05
• Santo André lança programa para educação em casa
A Prefeitura de Santo André lançou nesta segunda-feira (30) o programa Educação em Casa, que disponibilizará atividades complementares para os alunos da rede municipal, especialmente desenvolvidas para serem realizadas durante o período de suspensão das aulas. O conteúdo pode ser acessado no site educacao.santoandre.sp.gov.br. O município é o primeiro do Grande ABC a dar condições aos estudantes para manter as atividades escolares. Segundo levantamento [Leia mais]
17/04/2019 • 16:59
• Hotel Urbano revê taxa cobrada de cliente por erro em reserva de quarto
As tão sonhadas férias por pouco não viraram pesadelo para o analista de qualidade de sistema Brunno Henrique de Salve Agostinho, 31 anos. Ele e a esposa adquiriram um pacote de 14 dias para Orlando, nos Estados Unidos, pelo site do Hurb (Hotel Urbano) em 22 de novembro do ano passado. Na hora da compra, contudo, não se atentaram ao fato de que escolheram quarto quádruplo ao invés de duplo e, em 18 de março, tiveram uma desagradável surpresa: a empresa [Leia mais]
06/11/2018 • 16:34
• Apesar de promessa, incorporadora não soluciona entrave com cliente
Já se arrasta por cerca de um ano o problema que a jornalista Marília Zuzarte, 30 anos, enfrenta com a WG Incorporação. Em agosto de 2016, ela e o noivo adquiriram um apartamento na planta no empreendimento Imperatriz Leopoldina, localizado bairro Nova Petrópolis, em São Bernardo. A previsão para entrega era, inicialmente, abril de 2019. No fim do ano passado, contudo, o casal descobriu que o terreno está em inventário, o que inviabiliza qualquer [Leia mais]
30/08/2018 • 12:21
• Idec lança plataforma para candidatos se comprometerem com consumidores
O Idec, ONG de Defesa do Consumidor, lançou nesta quinta-feira (30) plataforma eleitoral com as 10 principais reivindicações relacionadas ao direito do consumidor. Na Plataforma dos Consumidores , os candidatos podem se comprometer a favor das demandas mais urgentes e contra as principais ameaças. Já o eleitor consegue saber quais são as propostas, conferir quem já aderiu e cobrar os candidatos que não se pronunciarem. No site, há campo para [Leia mais]
16/08/2018 • 17:17
• Ferramenta ajuda consumidor a economizar em compras pela internet
Com o intuito de evitar que o internauta tenha de entrar de site em site para comparar preços de produtos, a Proteste, entidade que atua na defesa dos direitos do consumidor, disponibiliza o Mais Barato Proteste . O plug-in para navegador de internet é gratuito e realiza busca automática pelas melhores ofertas e poupa não só o dinheiro como o tempo de quem o utiliza. Para ter acesso à ferramenta, basta instalá-la no Chrome (compatível com Windows, [Leia mais]
16/08/2018 • 10:53
• Saiba os cuidados para não ser enganado por cursos que prometem emprego
Com a realidade de 13,4 milhões de desempregados no Brasil, algumas pessoas podem ser atraídas pelos cursos profissionalizantes que prometem emprego no final dos estudos. Mas, na prática, isso muitas vezes não ocorre e, neste caso, essas empresas violam o direito do consumidor. Como é necessário que o candidato passe por processo de seleção, nos quais são avaliados os perfis e as habilidades dos profissionais, não há garantia de emprego, então, tal [Leia mais]
16/08/2018 • 10:50
• Casas Bahia oferta seguro e não entrega serviço à consumidora
Após comprar um smartphone na loja virtual da Casas Bahia, a auxiliar de primeira infância Tatiane Pinheiro Ruela, 30 anos, de Mauá, resolveu adquirir também um seguro contra roubo, furto ou quebra acidental para o aparelho no dia 18 de maio, via televendas. O problema foi que a apólice não chegou nas mãos da consumidora até agora e, portanto, seu telefone não está assegurado. “Disseram que o certificado do seguro seria enviado via e-mail. Só que [Leia mais]
10/08/2018 • 19:17
• Sonho do primeiro carro vira pesadelo
Em abril deste ano o porteiro Erivan Ferreira da Silva, 33 anos, de São Bernardo, finalmente conseguiu conquistar o sonho do primeiro carro, um Siena 2002, comprado com a Clean Renovadora de Veículos, localizada em Santo André. Mal sabia ele que após alguns dias tudo se transformaria em um grande pesadelo. Segundo Silva, após andar um pouco com o carro, o veículo apresentou vazamentos de água e óleo e a dor de cabeça começou. “Quando comprei, o [Leia mais]
09/08/2018 • 18:59
• Evite problemas ao comprar presente do Dia dos Pais pela internet
Com a proximidade de datas festivas, como o Dia dos Pais, no próximo domingo (12), a procura por ofertas no comércio eletrônico aumenta disparadamente, facilitando assim a aplicação de golpes. Para evitar ser lesado, o consumidor deve redobrar a atenção antes de fechar negócio. É fato que as compras virtuais apresentam diversos fatores positivos como evitar trânsito, grande aglomerado de pessoas em centros de compras, entre outros, mas também é [Leia mais]
09/08/2018 • 17:12
• Diferenciação de preço de acordo com forma de pagamento completa um ano e traz benefícios
Comerciantes estão autorizados desde junho do ano passado a oferecer preços diferenciados para pagamentos em dinheiro, cartão de crédito e débito. O texto foi sancionado pelo presidente Michel Temer (PMDB) do dia 26 daquele mês, sem vetos. A prática, apesar de já ser comum no comércio, era proibida até então. Passado pouco mais de um ano da decisão, órgão de defesa do consumidor avalia que a lei trouxe benefícios ao consumidor. O texto obriga o [Leia mais]
09/08/2018 • 17:10
• Casas Bahia atrasa entrega de bicicleta ergométrica para cliente
O zelador Vítor Iancso, 51 anos, comprou uma bicicleta ergométrica pelo site da Casas Bahia no dia 1º de julho. A previsão de entrega inicial era dia 18 daquele mês, promessa que não se cumpriu. Novo prazo foi estipulado para dali três dias. Mais uma vez, o produto não chegou. “A última informação disponível no site era de que a bicicleta estaria na minha casa no dia 21 de julho. Como nada aconteceu, tive de ligar para o loja e só então me [Leia mais]
09/08/2018 • 16:54
• Consumidores recorrem à Justiça para resolver problemas com empresas
Nem sempre as dificuldades para resolver algum problema que se tenha na compra de um produto, a não entrega, a má prestação de serviço e outras situações que envolvem defesa do consumidor são resolvidos de maneira conciliadora, provocando que as pessoas parem nos tribunais. O Diário perguntou a seus leitores se eles já tiveram que acionar a Justiça para resolver esse tipo de questão. Dos 62 participantes na última semana, 32 disseram que sim. O [Leia mais]
09/08/2018 • 16:36
• Consumidor tem direito a pacote essencial gratuito em qualquer banco
Checar a conta corrente e perceber que o valor da tarifa bancária foi descontado nunca é uma surpresa agradável. O que muitos consumidores podem não saber, no entanto, é que essa taxa mensal não é obrigatória desde que sejam utilizados os serviços essenciais. Todos os bancos são obrigados a oferecer o pacote essencial gratuito e há também outras quatro opções que são tarifadas e, nesse caso, são oferecidos número maior de movimentação. De [Leia mais]
09/08/2018 • 16:32
• Viagem é cancelada e consumidora só consegue reembolso após ação da Coluna
O que era para ser um final de semana de descanso e diversão em Campos de Jordão se transformou em transtorno para a gerente de autoescola Carolina Lopeira Pizzolato, 26 anos, moradora de Santo André. Isto porque a viagem foi cancelada e a agência de turismo só realizou o reembolso após contato da reportagem. O passeio foi adquirido no dia 24 de maio para ser realizado no dia 17 de junho. No entanto, devido ao jogo da Seleção Brasileira, a viagem [Leia mais]
03/08/2018 • 15:47
• Spotlight volta a ser alvo de reclamações por não ressarcir ingressos da Zombie's Weekend
Após reportagem publicada nesta coluna na semana passada relatando o problema da consumidora Natália de Oliveira Moreira, 28 anos, de Santo André, para receber o valor pago em ingressos para a Zombie’s Weekend, adiado por duas vezes, novos consumidores entraram em contato reclamando pelo mesmo motivo: não conseguem seu dinheiro de volta. É o caso da estudante Raphaela de Oliveira Rodrigues, 20 anos, e seu pai, Maurício Rodrigues da Silva, 52, [Leia mais]
02/08/2018 • 19:53
• Cliente tem televisão danificada após instalação de persiana feita por lavanderia
Em agosto do ano passado, ao precisar lavar uma persiana e após muito pesquisar, a gerente financeira Janaína Vidal, 42 anos, de Santo André, escolheu a Washtec – franquia localizada na Rua Manila, no Parque Novo Oratório – para realização do serviço. Por julgar se tratar de uma marca conhecida no mercado e oferecer o melhor custo/benefício, confiou que não teria problemas. A andreense relata que após o primeiro contato por telefone com a loja, foi [Leia mais]
02/08/2018 • 11:57
• Saiba os cuidados que é preciso ter com o cartão de crédito
O cartão como forma de pagamento é o segundo mais utilizado pelos brasileiros. A primeira é o dinheiro em espécie. É o que diz a pesquisa ‘O brasileiro e sua relação com dinheiro’, do Banco Central. No entanto, ao perder o cartão, o consumidor, muitas vezes, pode ser mais prejudicado financeiramente do que perder dinheiro, já que é possível fazer diversas compras pelo meio de pagamento em questão de minutos. Pensando nesse prejuízo, o consumidor [Leia mais]
02/08/2018 • 11:41
• Visando o Dia dos Pais, Procon intensifica orientação aos consumidores
A unidade móvel do Procon estará estacionada no calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima, em Santo André, amanhã, das 10h às 16h, na altura do Largo da Estátua. A ação é focada no Dia dos Pais, comemorado no próximo dia 12 de agosto. Técnicos prestarão orientações aos consumidores para evitar problemas na hora da compra do presente. De acordo com o Procon, em datas comemorativas, é necessário tomar cuidado principalmente com as falsas promoções, onde [Leia mais]
02/08/2018 • 10:40
• Comprar imóvel na planta exige cuidados
O sonho da casa própria exige que série de cuidados seja tomada para que não se torne pesadelo. Na semana passada, esta coluna noticiou o caso da jornalista de São Bernardo Marília Zuzarte, que adquiriu unidade da WG Incorporação e, mais tarde, descobriu que o terreno está em inventário e serve de lar a um homem. Agora, ela luta na Justiça para reaver seus direitos. Para tentar evitar este e outros problemas, especialista aconselha que o cliente [Leia mais]
02/08/2018 • 10:25
• Nova versão da nota fiscal eletrônica começa a valer hoje
Começa a ser valer a partir desta quinta-feira (2) a nova versão da NF-e (nota fiscal eletrônica), chamada 4.0. O modelo antigo – 3.10 - está desativado. Entre as principais mudanças está a adoção do protocolo TLS 1.2 ou superior, ou seja, o protocolo SSL não é mais o padrão na comunicação, o que representa maior segurança para as empresas. Há também mudanças no layout que identificam o valor relativo ao percentual de ICMS (Imposto de Circulação de [Leia mais]
26/07/2018 • 18:33
• Cliente compra apartamento na planta em terreno irregular e não consegue acordo
A jornalista Marília Zuzarte, 30 anos, adquiriu um apartamento na planta no empreendimento Imperatriz Leopoldina, da WG Incorporação, localizado bairro Nova Petrópolis, em São Bernardo, em agosto de 2016. A previsão para entrega era, inicialmente, abril de 2019. No fim do ano passado, porém, ela e o noivo descobriram que no terreno em questão mora um homem. A propriedade está em inventário. Ao tomar conhecimento da situação, a são-bernardense tentou [Leia mais]
26/07/2018 • 12:24
• Cliente não consegue troca de janela feita sob encomenda
Tudo que Rosângela Silvestre, 56 anos, decoradora de eventos, de Santo André, queria, era resolver um problema de infiltração de água em uma das janelas de sua casa, localizada no bairro Campestre. Ela conta que as janelas originais foram feitas por um fornecedor que não existe mais, então procurou a Madel – unidade Matriz, em São Bernardo, para confeccionar uma peça exclusiva, feita sob medida, semelhante as demais que possui em sua casa. Por se [Leia mais]
26/07/2018 • 12:21
• Consumidora não consegue reembolso de ingressos
Ao comprar, em março do ano passado pelo Ingresso Rápido, uma entrada para a Zombie’s Weekend – evento organizado pela SpotLight Entretenimento – , a auxiliar de Recursos Humanos Natália de Oliveira Moreira, 28 anos, de Santo André, não imaginava que os R$ 313,20 investidos na compra se tornariam prejuízo. Isto porque, o evento, a princípio previsto para ser realizado em janeiro deste ano, foi adiado para abril e posteriormente cancelado. Desde então, [Leia mais]
26/07/2018 • 12:13
• Morador de Sto.André fecha contrato com cursinho e não se atenta ao local das aulas
Em janeiro deste ano, o ferramenteiro de Santo André Celso Henrique de Souza, 27 anos, procurou via internet um lugar acessível que oferecesse curso preparatório para vestibular e Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Chegou, então, ao site do Henfil. Como a plataforma disponibilizava um número de WhatsApp, Souza preferiu se informar por ali. Após tirar as dúvidas, ele fechou o contrato. O documento chegou em sua casa via motoboy. O ferramenteiro, [Leia mais]
26/07/2018 • 12:09
• Enquente aponta que maioria das pessoas pede nota fiscal
A enquete Defesa do Consumidor desta semana, realizada no Facebook e no site do Diário apontou que a maioria das pessoas costuma pedir nota fiscal de compras e serviços. No site, 65% dos participantes (62 pessoas) sempre levam o documento para casa. Já no Facebook 63 dos 124 votos são de pessoas que pedem o documento, que assegura direitos na hora de resolver qualquer imprevisto na relação comercial. Geralmente, alguns consumidores não dão [Leia mais]
26/07/2018 • 07:00
• Passageiros com voos atrasados têm direito à assistência
Qualquer pessoa que já tenha viajado de avião algumas vezes provavelmente já deve ter enfrentado algum tipo de atraso, seja em voo doméstico ou internacional. Os motivos são inúmeros, pode ser desde mau tempo, manutenção não-programada, excesso de tráfego aéreo, defeito no sistema operacional até cargas especiais. Nesse caso, a fim de minimizar os transtornos, as companhias aéreas são obrigadas a oferecer assistência aos clientes, determinada pela [Leia mais]
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa
Política de Privacidade
e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
OK